sexta-feira, 3 de maio de 2013

Saero



Saero:  Mais uma simples estatística?
A desigualdade social é uma forte adversária para que aconteça uma educação de qualidade. No entanto, não haverá igualdade social enquanto a educação não for valorizada, com políticas públicas que realmente visem a qualidade e não apenas a quantidade. A valorização do profissional da educação no que se refere a bons salários, como também em qualificação do corpo docente que realmente surta efeito, são fatores ligados diretamente ao bom desempenho educacional, pois além de motivar o profissional para uma “formação continuada” também reflete diretamente na vida acadêmica do educando, gerando dessa forma uma transformação social desde a sua base.  

Diagnosticar os problemas extraescolares como a condição socioeconômica das famílias, a raça e o sexo, assim como deixar claro o que se espera que a escola faça para resolvê-los é uma tarefa aplausível, porém, é necessário que se dê condições reais para que a escola como um todo desenvolva tais tarefas.  Contemplando dessa forma as futuras gerações de famílias e se não erradicando, pelo menos diminuindo os fatores extraescolares acima citados, pois não há como cobrar da sociedade e da educação aquilo que não a foi oferecido.

Concordo que a avaliação em larga escala seja importante para melhoria da educação, porém é preciso estar atento para que não vire mais uma simples estatística.
Para tanto é necessário que gestores propiciem momentos de apresentação e discussão dos resultados, buscando junto com o corpo docente e equipe, estratégias para melhoria efetiva do ensino e da aprendizagem. Compartilhando, conscientizando e fazendo parcerias com a comunidade e a família no processo ensino aprendizagem para que a mesma apresente um papel mais ativo na responsabilidade com o educando, refletindo dessa forma em um resultado positivo para o aluno. 

Raquel Wacheiski de Sousa. 

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