Saero: Mais uma simples estatística?
A desigualdade social é uma forte adversária para que
aconteça uma educação de qualidade. No entanto, não haverá igualdade social
enquanto a educação não for valorizada, com políticas públicas que realmente
visem a qualidade e não apenas a quantidade. A valorização do profissional da
educação no que se refere a bons salários, como também em qualificação do corpo
docente que realmente surta efeito, são fatores ligados diretamente ao bom
desempenho educacional, pois além de motivar o profissional para uma “formação
continuada” também reflete diretamente na vida acadêmica do educando, gerando
dessa forma uma transformação social desde a sua base.
Diagnosticar os problemas extraescolares como a condição
socioeconômica das famílias, a raça e o sexo, assim como deixar claro o que se
espera que a escola faça para resolvê-los é uma tarefa aplausível, porém, é
necessário que se dê condições reais para que a escola como um todo desenvolva
tais tarefas. Contemplando dessa forma
as futuras gerações de famílias e se não erradicando, pelo menos diminuindo os
fatores extraescolares acima citados, pois não há como cobrar da sociedade e da
educação aquilo que não a foi oferecido.
Concordo que a avaliação em larga escala seja importante
para melhoria da educação, porém é preciso estar atento para que não vire mais
uma simples estatística.
Para tanto é necessário que gestores propiciem momentos de
apresentação e discussão dos resultados, buscando junto com o corpo docente e
equipe, estratégias para melhoria efetiva do ensino e da aprendizagem. Compartilhando,
conscientizando e fazendo parcerias com a comunidade e a família no processo ensino
aprendizagem para que a mesma apresente um papel mais ativo na responsabilidade
com o educando, refletindo dessa forma em um resultado positivo para o aluno.
Raquel Wacheiski de Sousa.
Raquel Wacheiski de Sousa.
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